terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Para amizades perdidas, internet!

Não sou dessa geração que nasceu com a internet e não conheceu o mundo pré-www. Pelo contrário: passei toda a minha infância sem me aproximar de um computador.Vivi muito bem minha adolescência sem msn,orkut e afins. Fiz todos os meus trabalhos de escola sem google e wikipédia.Tudo escrito à mão, consultando... livros!
Mas o processo de popularização da internet no Brasil, esse acompanhei de perto. Ganhei meu 1º PC quando entrei pra faculdade (minha mãe comprou por consórcio!!). E foi nessa época, na 2ª metade da décade de 90,que aconteceu um verdadeiro net-boom. Aliás, salvo engano, a UFMG foi uma das primeiras faculdades a ter um laboratório de informática para alunos com servidores próprios. E eu tava lá. Foi uma febre na Fafich. Muitos alunos bombaram por causa do mIRC,a sensação do bate-papo virtual da época. Eu morava na sala 2072 e só não bombei porque uni o útil ao agradavel. Praticamente todos os meus trabalhos de 1997 tiveram títulos tais como "Os novos canais de comunicação", "as relações interpessoais no Internet Relay Chat - IRC", "O jornalismo on-line", ou coisas do gênero.
Bom, confesso que depois disso nunca mais soube viver sem internet. No Brasil sempre trabalhei conectada. Cá tive alguns empregos offline e me passava com isso! Enquanto não tive internet em casa me estressei muito.
Através da internet falo com minha família e amigos que ficaram longe, compartilho minha vida mostrando minhas fotos, procuro trabalhos,mostro meu trabalho,blogo coisas inúteis que quase niguém lê...
Toda essa leréria é pra falar que sem a internet eu não teria tido uma alegria que tive recentemente: o resgate de uma grande amizade perdida no tempo. Luciana é uma baiana arretada que morou comigo em BH, na República Tabajara. Grande amiga de farras e também de tempos difíceis. Curtimos grandes férias juntas sem um tostão no bolso, na casa de seus pais, em Arraial d´Ajuda. Não por acaso foi madrinha de consagraçao do Rafael. Bom, fomos embora pro interior e começamos a ter alguns desencontros. Acabamos por nos perder.Desde então,a cada nova ferramenta que conhecia na net ,a primeira busca sempre era por ela - google, orkut, Facebook, Hi5, twitter... nada. Até que há poucos meses abri meu mail e láestava um convite de amiazade do orkut! Tremi quando vi seu nome! Seria ela? Estaria ela ainda magoada comigo? Sem mais delongas,entrei para conferir e sim, ela a Lú,minha grande amiga como há dez anos atrás,a mesma cara, a mesma alegria.Só que casada e, surpresa: minha vizinha! Tá morando na Espanha já há mais de 3 anos! Já trocamos mails, nos falamos pelo msn e telefone. Mas ainda falta muito assunto pra por em dia. Só mesmo com as visitas lá e cá que estamos programando pro ano. Mas já é como se nunca tivéssemos deixado de nos falar!
São coisas da vida que há anos atrás dificilmente teriam volta!
Para amizades perdidas, INTERNET!!!

Nenhum comentário: